quinta-feira, 19 de maio de 2016

Ih Viajei! Cusco - Parte 3

Oiiii gente!
Agora que voltei e consegui conexão com a MINHA internet, vamos continuar a saga da viagem.

Essa é a terceira parte do "Ih Viajei" aqui de Cusco. Se você não leu a primeira parte (Clique Aqui), e se não leu a segunda (Clique Aqui).

Hoje vou contar sobre a minha visita ao Machu Picchu.

Para chegar lá, tivemos que pegar uma Van, que saiu aqui do meu hotel. Essa van te leva até a estação de trem de Ollantaytambo. A viagem demorou cerca de umas 2 horas no máximo.

Estação de Ollantaytambo

Chegando lá, pegamos um trem, que nos levou até Águas Calientes. Levamos cerca de 2 horas também.

Trem que nos levou até Águas Calientes

Estação de Águas Calientes.

Assim que chegamos em Águas Calientes, um guia (no caso fechamos o pacote de passeio na CVC, que já incluía os guias) nos recepciona e nos leva a uma fila para pegar um ônibus.

Só deixando claro que, quem não fechar o passeio aqui por agências de viagem, pode comprar lá também. Porém o valor é de 240 dólares (não sei o valor em Soles, moeda peruana), fora entradas e outras coisas que você pode ter que comprar para ir.

Voltando... Pegamos esse ônibus, que leva de 25 a 30 minutos para subir até a montanha (Machu Picchu), onde fica a cidade.

Ônibus a caminho de Machu Picchu

Paisagem pelo caminho de Machu Picchu

Chegando a Machu Picchu, você passa por uma espécie de Alfandega, onde mostra seu passaporte ou documento e sua entrada (já paga). Depois de passar, pode até carimbar o passaporte (eu amei isso!).

Carimbo no passaporte - Machu Picchu

Nesse momento (que já estamos com outro guia, rs) começamos a subir uma série de escadas.
Não sei por qual motivo, mas ainda vou descobrir, os Incas só construíam suas cidades em montanhas bem altas. E acredite quando digo que é muita escada.

Escadas de Subida e Descida, e subida e Descida - Machu Picchu

Pois bem... Subimos e descemos um monte de degraus, e então chegamos ao lugar mais lindo, maravilhoso e cheio de energia boa.
Lhes apresento um pouco da cidade Inca mais famosa: Machu Picchu!

Machu Picchu signica "Velha Montanha". Ela esta localizada no Peru no Estado de Cusco. Fica a 2.450 metros de altura do nível do mar.
O oxigênio aqui é diferente do que estamos acostumado no Brasil. Qualquer movimento a mais que se faça, já cansa bastante e dá a impressão de que falta ar.

Machu Picchu - Vista Geral

Algumas informações são importantes de acrescentar:

• Lá não podemos ficar pulando (por conta das vibrações).

• As construções eram feitas de pedras, palhas (telhados), galhos de árvores e barro.

• Tinham dois nomes para as técnicas construtivas: Rustica e Incas Imperial (fazendo uma tradução livre ao que a guia falou). Rustica, utilizava pedras e barro. Incas Imperial utilizava pedras.
Só deixando claro, eu acho que era isso, ta? Já estava difícil entender tudo o que ela falava (não falo espanhol, e não! Não é a mesma coisa que português).
Quando eu tiver mais material, prometo fazer um post falando sobre os materiais e técnicas construtivas certinhas.

• As paredes tinham inclinações de 1º a 10º graus. Isso para evitar que caíssem caso houvessem terremotos. Mesmo motivo que suas janelas e portas tinham formatos trapezoidais.

• Tinham um sistema de irrigação sensacional! Era tão bem feito, que a água captada no topo da cidade, ia descendo a ponto de irrigar todos os degraus (ver na foto) destinados para a agricultura.

Degraus (ao fundo) destinados a área de agricultura - Machu Picchu

Degraus (ao fundo) destinados a área de agricultura - Machu Picchu

As casinhas (com os telhados, bem no fundo) da segunda foto, eram destinadas para armazenamento de tudo o que era colhido.
Casinhas de armazenamento de produtos colhidos

Pelo que pude entender uma especialidade de cultivo dos Incas eram as "papas", que na nossa língua são as famosas batatas.

Foto Panorâmica de um pedaço de Machu Picchu

Templo de Condor - Machu Picchu

Área de lazer (com uma Lhama) - Machu Picchu

Templo de Las Três Ventanas - Machu Picchu

Observem nessa foto do Templo de Las Três Ventanas a forma das janelas. São trapezoidais.

O povo Inca, além de saber muito sobre uma engenharia fantástica, ainda sabiam astrologia e sabiam se orientar como ninguém.

Lá tinha um espaço (aberto) onde possuía uma pedra perfeitamente orientada aos quatro pólos terrestre (norte, sul, leste e oeste).

Bússula provando a orientação da pedra - Machu Picchu

Pedra com orientação dos pólos terrestre - Machu Picchu

Só explicando como esta orientada. Onde aparece a perna da guia é Oeste. Lado de cima da pedra (onde aparece uma pontinha de um tênis rosa) Norte. Lado oposto da perna da guia Leste. E a parte debaixo da pedra (oposto ao tênis rosa) Sul.

Como eles sabiam disso, sem nossa tecnologia, eu não sei! Só sei que fiquei encantada!

Espelho D'água para estudar Astrologia - Machu Picchu

Nesses espelhos d'água eles estudavam astrologia. Ele fica localizado num templo que não tinha cobertura. O céu se refletia nos espelhos, e assim eles estudavam as estrelas e o que mais desse pra ver no céu. Fantástico, não?!

Bom galera, é isso!
A visita foi muito boa! Choveu muito. Uma outra dica que deixo, é de levar uma capa de chuva ou guarda chuva.

Esse é um daqueles lugares que a gente classifica de "ver antes de morrer".
A energia de lá é tão boa que recarrega as suas forças.

Espero que tenham gostado!