quarta-feira, 27 de julho de 2016

Decorando! Amarelo

Oiii gente!

Terceiro post, fresquinho, do "Decorando". A cor de hoje é Amarelo.
Se você ainda não viu o post da semana passada (clique aqui).


Paleta de Amarelo - Pantone

O Amarelo é uma cor extremamente alegre. Por si só ela já brilha, isso porque ela é a cor do Sol, e traz luz para os ambientes onde estão.

A cor significa luz, calor, descontração, otimismo e alegria. Também representa o Sol, verão, prosperidade e felicidade.
Ela ajuda a estimular atividades mentais e raciocínio.  

O Amarelo de 2016, eleito pela Pantone*, foi o Buttercup. Além desse tom, a empresa ainda possuí muitos outros (para ver, clique aqui).


Amarelo 2016, Buttercup - Pantone


Amarelo é ideal para escritórios e salas de estudos, por proporcionar concentração e atenção.


Amarelo no Escritório - Google

Amarelo no Escritório - Google

Como arquiteta, também acho que ela combina com salas de estar, por ela ser uma cor alegre, e por recebermos visitas nesse local, essa cor pode ajudar a deixar o momento mais agradável.

Amarelo na Sala - Google

Amarelo na Sala - Google

Amarelo na Sala - Google

Podemos usar a cor em pequenos detalhes na decoração ou na parede e móveis. Mas, vale ressaltar que muito Amarelo num lugar só pode provocar distração e ansiedade.


Por isso vale apostar na cor com cores neutras (branco, preto, cinza e tons de madeira escura), a única que não combina muito é creme, porque ela tem um tom muito próximo do Amarelo.

Amarelo no Quarto - Google

Amarelo no Quarto - Google

Amarelo no Quarto - Google

Amarelo no Quarto - Google

Amarelo combina muito com tons mais frios. Assim dá uma equilibrada no ambiente, e fica muito lindo.




Amarelo no Banheiro - Google

Amarelo no Banheiro - Google

Amarelo na cozinha ou sala de jantar, pode não ser uma boa ideia, pois aumenta a fome. Mas, mesmo assim há muitas pessoas que usam, e sinceramente, fica lindo!

Amarelo na Cozinha - Google

Amarelo na Cozinha - Google


Quer saber como você pode combinar melhor o Amarelo com outras cores?
Separei aqui alguns círculos cromáticos pra ajudar.


Circulo Cromático - Google

Circulo Cromático de Tons - Google


  • Combinação por harmonia cromática: Combinação feita com a mesma cor, mas em diferentes tons, também chamada comumente de cor sobre cor;
  • Combinação com cores análogas: Combinação feita com as cores “vizinhas” à cor escolhida dentro do círculo cromático, seja diretamente a cor anterior ou posterior;
  • Combinação com cores complementares: Combinação feita com cores opostas no círculo cromático, como o azul e o laranja ou o verde e o vermelho;
  • Combinação em triangulação ou tríade: Combinação através da escolha de três cores equidistantes no círculo cromático, definidas, por exemplo, através da utilização de um triângulo equilátero dentro do círculo cromático.


É isso gente! Espero que tenham gostado.
Semana que vem tem mais. Fiquem de olho no próximo post que será liberado lá na página: Mariana Demola Arquitetura e Organização, no Facebook (se quiser ver, cliqueaqui). Não esqueça de curtir a página pra ficar sempre dentro dos posts e novidades.
Qualquer dúvida, deixem nos comentários que eu respondo!

Beijos,
Mari


*Pantone: A Pantone, ao contrário do que muitos pensam, na verdade é uma empresa e não marca de tinta. Fundada em 1962 em New Jersey, Estados Unidos, a Pantone Inc. é famosa pela “Escala de Cores Pantone” (“Pantone Matching System” ou PMS), um sistema de cor utilizado em uma variedade de indústrias especialmente a indústria gráfica, além de ocasionalmente na indústria têxtil, de tintas e plásticos. (Fonte: Design.Blog).