segunda-feira, 11 de julho de 2016

Decorando! Rosa

Oii Gente!

O "Decorando" de hoje é sobre a cor Rosa. 
Se você não leu o primeiro post da série no blog (clique aqui).



Paleta de Rosa - Pantone

Existem 50 tons de Rosa catalogados atualmente.

Rosa significa romantismo, ternura, ingenuidade e esta, culturalmente ligada ao universo feminino. Ela é a cor das emoções, afetos, compreensão, companheirismo e romance. E também favorece relações interpessoais.
Além disso o rosa claro ainda ajuda a tranquilizar.


A empresa Pantone*, escolheu como cor do ano de 2016, o Rose Quartz. Também separei um link com todos os tons que essa empresa tem (clique aqui).



Rosa do Ano 2016 - Pantone

Culturalmente Rosa é uma das cores mais usadas em roupas de meninas.
Mas, na decoração o assunto muda, e não importa o gênero do dono da casa, o Rosa pode e deve ser usado.
Por ser uma cor vibrante, devemos cuidar na hora de usar, pra não sobrecarregar o ambiente. 
Uma dica legal é apostar nos objetos e móveis.


Rosa na Sala - Google

Rosa na Sala - Google
Rosa na Sala - Google


O quarto é um lugar muito bom pra apostar na cor, uma vez que ela é a cor do amor e estimula o sentimento, além, de como eu já disse, trazer tranquilidade, quando o tom for mais claro.



Rosa no Quarto - Google

Rosa no Quarto - Google

Rosa no Quarto - Google

Rosa no Quarto - Google

Repare que o Rosa combina muito com cores mais vibrantes, em especial tons de azul turquesa e verde limão. Assim como o azul, combinação com tons neutros (cinza, branco, preto, marrom e creme) estão liberados.


No banheiro o Rosa não cai bem, pois esse ambiente é bastante pesado e essa cor só ajuda a deixar pior ainda.

Há quem use a cor na cozinha. Não é muito popular, porém, assim como a sala, a cozinha geralmente reúne muitas pessoas, e como já falamos, ela favorece as relações entre as pessoas.


Rosa na Cozinha - Google

Rosa na Cozinha - Google


Quer saber como você pode combinar melhor o Rosa com outras cores?
Separei aqui alguns círculos cromáticos pra ajudar.


Circulo Cromático - Google

Circulo Cromático de Tons - Google


  • Combinação por harmonia cromática: Combinação feita com a mesma cor, mas em diferentes tons, também chamada comumente de cor sobre cor;
  • Combinação com cores análogas: Combinação feita com as cores “vizinhas” à cor escolhida dentro do círculo cromático, seja diretamente a cor anterior ou posterior;
  • Combinação com cores complementares: Combinação feita com cores opostas no círculo cromático, como o azul e o laranja ou o verde e o vermelho;
  • Combinação em triangulação ou tríade: Combinação através da escolha de três cores equidistantes no círculo cromático, definidas, por exemplo, através da utilização de um triângulo equilátero dentro do círculo cromático.

É isso gente! Espero que tenham gostado.
Semana que vem tem mais. Fiquem de olho no próximo post que será liberado lá na página: Mariana Demola Arquitetura e Organização, no Facebook (se quiser ver, clique aqui). Não esqueça de curtir a página pra ficar sempre dentro dos posts e novidades.
Qualquer dúvida, deixem nos comentários que eu respondo!


Beijos,
Mari



*Pantone: O Pantone, ao contrário do que muitos pensam, na verdade é uma empresa e não marca de tinta. Fundada em 1962 em New Jersey, Estados Unidos, a Pantone Inc. é famosa pela “Escala de Cores Pantone” (“Pantone Matching System” ou PMS), um sistema de cor utilizado em uma variedade de indústrias especialmente a indústria gráfica, além de ocasionalmente na indústria têxtil, de tintas e plásticos (Fonte: Design.Blog)