quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Decorando! Vermelho

Oiii gente!!

O "Decorando" de hoje é sobre a cor Vermelha.

Se você ainda não leu o último post (clique aqui).


Paleta de Vermelho - Pantone
Atualmente existem 105 tons de vermelhos catalogados. 
A Pantone* elegeu como vermelho de 2016, o Vermelho Fiesta. Uma cor bastante alegre.

Vermelho de 2016 - Pantone

Para ver mais tons de vermelho da Pantone* (clique aqui).




Essa cor significa paixão, energia, excitação, coragem e força. Na China significa alegria e fortuna. 
A igreja católica usa o vermelho para simbolizar o sangue e a vida de Jesus.


Vermelho no Quarto - Google

Vermelho no Quarto - Google

Vermelho no Quarto - Google

Vermelho no Quarto - Google


Um ambiente decorado com a cor vermelha estimula a paixão, a sensualidade, mas também estimula a força de vontade, a conquista e a liderança. O torna vibrante, com glamour, requinte e estimula a sexualidade.  Em excesso, pode provocar inquietação, nervosismo e confusões. 

Vermelho na Cozinha - Google

Vermelho na Cozinha - Google


Essa cor estimula o apetite, por isso não é aconselhável usá-la em escritórios e locais de trabalho.
Apesar de ser uma cor que estimula o amor, paixão, sensualidade e sexualidade, não é legal usá-la em excesso em quartos, pois é uma cor que também causa inquietação, então ambientes pintados com vermelho podem causar insonia e nervosismo.

Vermelho na Sala - Google

Vermelho na Sala - Google


Se o vermelho estiver em todas as paredes é aconselhável usar objetos e móveis claros que chamem a atenção para si. A cor vermelha deixa o ambiente iluminado e alegre se combinado a móveis claros e modernos, por outro lado, se for utilizada em ambientes com móveis antigos ou reformados, remetem o espaço aos antigos castelos e coloniais salas magistrais do século 18 e dão a sensação de um lugar com ar pesado. Já em conjunto com tecidos coloridos de amarelo, rosa, laranja, lilás e anis trazem os ares da Índia para dentro de casa, e se combinado a temas florais, listrados ou estampados criam um clima primaveril.


Escritório Vermelho - Google

Escritório Vermelho - Google

Escritório Vermelho - Google


Quer saber como você pode combinar melhor o Vermelho com outras cores?
Separei aqui alguns círculos cromáticos pra ajudar.



Circulo Cromático - Google

Circulo Cromático de Tons - Google

  • Combinação por harmonia cromática: Combinação feita com a mesma cor, mas em diferentes tons, também chamada comumente de cor sobre cor;
  • Combinação com cores análogas: Combinação feita com as cores “vizinhas” à cor escolhida dentro do círculo cromático, seja diretamente a cor anterior ou posterior;
  • Combinação com cores complementares: Combinação feita com cores opostas no círculo cromático, como o azul e o laranja ou o verde e o vermelho;
  • Combinação em triangulação ou tríade: Combinação através da escolha de três cores equidistantes no círculo cromático, definidas, por exemplo, através da utilização de um triângulo equilátero dentro do círculo cromático.


É isso gente! Espero que tenham gostado.
Semana que vem tem mais. Fiquem de olho no próximo post que será liberado lá na página: Mariana Demola Arquitetura e Organização, no Facebook (se quiser ver, clique aqui). Não esqueça de curtir a página pra ficar sempre dentro dos posts e novidades.
Qualquer dúvida deixe nos comentários que eu respondo!


Beijos,
Mari


*Pantone: A Pantone, ao contrário do que muitos pensam, na verdade é uma empresa e não marca de tinta. Fundada em 1962 em New Jersey, Estados Unidos, a Pantone Inc. é famosa pela “Escala de Cores Pantone” (“Pantone Matching System” ou PMS), um sistema de cor utilizado em uma variedade de indústrias especialmente a indústria gráfica, além de ocasionalmente na indústria têxtil, de tintas e plásticos. (Fonte: Design.Blog)