segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Decorando! Cinza

Oiii gente!

O “ Decorando “ de hoje é sobre a cor cinza.
Se você ainda não leu o último post, clique aqui.


Paleta de Cinzas - Pantone


Atualmente existem 79 tons de cinza catalogados pela Pantone*. E o tom Sharkskin foi o eleito como a cor cinza do inverno de 2016.

Cinza do ano de 2016 - Pantone

Para ver mais tons de cinza da Pantone*, clique aqui

Essa cor significa neutralidade, elegância, sofisticação e ausência de emoção. É dotada de compostura, solidez e estabilidade.


Cozinha Cinza - Google


Cozinha Cinza - Google


Como é uma cor neutra, quando usada no ambiente não carrega nenhum tipo de emoção o que faz com que o espaço fique equilibrado.
O cinza também pode ser associado à perda, depressão, isolamento ou solidão. Também se associa à independência, auto suficiência e auto controle. Dizem até que protege de influências externas.


Sala Cinza - Google

Sala cinza - Projeto Mariana Demola Arquitetura e Organização


Essa cor vai muito bem quando misturada com outras cores mais alegres, como por exemplo, amarelo, rosa, azul turqueza, verde (principalmente das plantas), roxo e branco. Por isso é permitido ousar nas misturas, mas sempre de olho no equilibrio pra não sobrecarregar nada.


Quarto cinza - Google

Quarto cinza - Google



Quer saber como você pode combinar melhor o Cinza com outras cores?
Separei aqui alguns círculos cromáticos pra ajudar.



Circulo Cromático - Google

Circulo Cromático de Tons - Google

  • Combinação por harmonia cromática: Combinação feita com a mesma cor, mas em diferentes tons, também chamada comumente de cor sobre cor;
  • Combinação com cores análogas: Combinação feita com as cores “vizinhas” à cor escolhida dentro do círculo cromático, seja diretamente a cor anterior ou posterior;
  • Combinação com cores complementares: Combinação feita com cores opostas no círculo cromático, como o azul e o laranja ou o verde e o vermelho;
  • Combinação em triangulação ou tríade: Combinação através da escolha de três cores equidistantes no círculo cromático, definidas, por exemplo, através da utilização de um triângulo equilátero dentro do círculo cromático.


É isso gente! Espero que tenham gostado.
Semana que vem tem mais. Fiquem de olho no próximo post que será liberado lá na página: Mariana Demola Arquitetura e Organização, no Facebook (se quiser ver, clique aqui). Não esqueça de curtir a página pra ficar sempre dentro dos posts e novidades.
Qualquer dúvida deixe nos comentários que eu respondo!


Beijos,
Mari




*Pantone: A Pantone, ao contrário do que muitos pensam, na verdade é uma empresa e não marca de tinta. Fundada em 1962 em New Jersey, Estados Unidos, a Pantone Inc. é famosa pela “Escala de Cores Pantone” (“Pantone Matching System” ou PMS), um sistema de cor utilizado em uma variedade de indústrias especialmente a indústria gráfica, além de ocasionalmente na indústria têxtil, de tintas e plásticos. (Fonte: Design.Blog)